Remap

O que é Remap?

O objetivo do remap é otimizar o desempenho do motor para atender às necessidades do proprietário por meio de uma modificação no software que controla o motor do veículo.

O software do motor é programado por fábrica para funcionar em uma variedade de condições de direção e em conformidade com as regulamentações de emissões e eficiência de combustível.

Um remap envolve a alteração do software do motor, geralmente por meio de uma conexão com um computador ou dispositivo eletrônico especializado, que permite modificar os parâmetros de injeção de combustível, tempo de ignição, pressão do turbo e outras configurações.

Stage 1

O que é o stage 1

Chamamos de stage 1 a preparação de veículos feita apenas via software, ou seja, sem alterações mecânicas. Este tipo de preparação visa principalmente atender a clientes que desejam otimizar a potência para uso cotidiano, e atender as normas de emissão e legislação de trânsito vigentes.

Os principais benefícios desta otimização é o ganho de potência e torque por um baixo custo, assim como a melhora da resposta do acelerador eletrônico, e a confiabilidade mecânica. Neste estágio, pode-se usar combustivel comum e a manutenção do veículo segue como a orientada pelo fabricante.

Praticamente qualquer veículo pode receber o stage 1, desde os equipados com motores de baixa cilindrada e potência quanto aos esportivos, porém os ganhos obtidos variam de acordo com a capacidade mecânica de cada. Em regras gerais, variando de carro para carro os ganhos ficam entre 10% para os motores aspirados e 30% para os motores sobrealimentados (turbo).

Mesmo no stage 1 podemos incrementar recursos especiais para os que desejam praticar provas esportivas como trackday e hotlap, como por exemplo remoção de limitador eletrônico de velocidade, etc.
É comum também se associar o uso de filtro esportivo inbox (apenas substituição do elemento filtrante), já que garante diminuição na restrição da tomada de ar para o motor e praticamente sem intervenção mecânica.

Stage 2

O que é o stage 2

A preparação stage 2 vai além do primeiro estágio, porém busca o bom custo benefício para os mais entusiastas. A maior diferença é que esta customização tem como requisito a substituição do Downpipe por um de maior fluxo.

O downpipe é a parte inicial do escapamento, ligada a saída da turbina, onde geralmente se encontram o catalisador e sonda lambda, e este primeiro é responsável por diminuir as emissões de gases poluentes, mas por sua vez restringem a passagem dos gases oriundos do motor, resultando em diminuição de potência. O stage 2 é uma preparação de bom custo benefício para aqueles que gostam de participar de trackdays, arrancadas e hotlaps, e estão em busca de extrair mais potência com poucas intervenções mecânicas.

Geralmente outras pequenas substituições e ajustes estão associadas ao estágio 2, mesmo que não necessárias a receita podem somar-se ao resultado, tais como, a substituição do filtro de ar do motor por um de menor restrição, ou até mesmo o uso de Cold Air Intakes (todo o sistema de tomada de ar do motor que garantem ainda menos restrições), ajustes nos níveis de controle de tração, substituição de velas de ignicão por de menor grau térmico e ajustes de ignição para diminuir o “missfire” (perda de centelhamento), e também outros ajustes e peças podem ser usados nesta receita a depender do projeto, assim como WMI, substituição do intercooler, etc.

Os mapas de injeção e ignição são especialmente desenvolvidos para estas alterações mecânicas, e podem ainda ser feitos com recursos especiais como os Pops and bangs (estouros no escapamento em desaceleração), ajuste do limitador eletrônico de rotação, etc. No stage 2 também pode-se associar a reprogramação de câmbio, porém deixamos claro que é um Plus  e não requisito. Nesta o principal objetivo é evitar o patinamento dos discos de embreagem, e ajuste do launch control (controle de largada), bem como alteração dos tempos de troca de marchas, ajuste de rotação para troca, e outros recursos quando disponíveis.

Vale lembrar que motores com esta preparação podem estar inaptos para o uso em vias públicas, e sua circulação dependem de laudo e aprovação de entidades públicas competentes.

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